Lista de Espera do Fies 2019

Atualizado em: 27.05.2018

by Fies 2019 on 05/27/2018

Falaremos neste artigo sobre a lista de espera do Fies 2019. O Fundo de Financiamento Estudantil é utilizado por milhões de estudantes para concluir o curso de graduação do ensino superior. O programa é um financiamento estudantes para aqueles que já estejam matriculados em instituições privadas. A diferença entre o empréstimo feito pelo banco privado do financiamento estudantil é a forma de pagamento, além de outros aspectos que falaremos no decorrer do artigo.

No decorrer do ano os estudantes terão duas oportunidades para contratar o Fies 2019. Normalmente o financiamento fica disponível para cadastrar no primeiro semestre e a outra no segundo. Com a modernização o estudante não precisa sair de casa para poder se inscrever, basta acessar o portal do Ministério da Educação – MEC no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/ no prazo que ainda vai ser disponibilizado por edital.

Como funciona e inscrição para o Fies 2019

O Fies 2019 é gerenciado pelo Ministério da Educação, o contrato é feito com base salarial dos estudantes, onde explicaremos mais à frente. O financiamento é feito para pagar mensalidades cobradas pelas instituições privadas, entretanto, o participante terá obrigação de pagar apenas após a conclusão do curso. É permitida a inscrição somente aqueles estudantes que possuem participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição 2010. Além da participação o candidato deverá obter nota média superior ou igual a 450 pontos nas matérias e nota superior que zero na redação.

Como se inscrever no Fies 2019Antes de iniciar o cadastro, é importante saber que o Fies 2019 exige que o candidato possua renda familiar mensal bruta de até três salários mínimo por pessoa. Para iniciar a inscrição do Fies 2019 basta acessar o portal do MEC informado acima e clicar na opção “primeiro acesso”. Após clicar será exigido o número do CPF – Cadastro de Pessoa Física, data e data de nascimento. Assim será pedido para que o candidato crie uma senha na qual dará acesso a página.

Informando os dados acima o processo seletivo automaticamente irá conferir se o estudante possui nota mínima, sendo assim pedirá um e-mail válido no qual irá enviar um link para ativação do cadastro. Caso não encontre o link, acesse o lixo eletrônico que poderá encontrar.

Após confirmar inscrição no Fies 2019, volte ao FiesSeleção e clique na opção “já sou cadastrado”, informando o CPF e senha. Depois que for preenchido os dados pessoais, o estudante deve informar os dados do grupo familiar e suas rendas.

Resultado do Fies 2019

O resultado do Fies 2019 será divulgado no boletim do candidato, basta acessar o FiesSeleção informando CPF e senha. Serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre as 3 opções de curso quanto a opção escolhida, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, será aplicada na seguinte ordem:

  1. Candidatos que não for concluinte do ensino médio e que já não tenha sido contemplado pelo financiamento estudantil;
  2. Não seja portador de diploma do ensino superior, já tenha sido beneficiado pelo financiamento estudantil, entretanto, já tenha quitado;
  3. Seja concluinte do ensino superior, mas não tenha sido beneficiado pelo financiamento;
  4. Já seja portador de diploma do ensino superior, seja contemplado pelo financiamento, todavia, já tenha quitado.

Para casos que participantes com notas idênticas, o Fies 2019 aplicarão as seguintes regra. Será selecionado o estudante com a maior nota obtida em:

  1. Redação;
  2. Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  3. Matemática e suas tecnologias;
  4. Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  5. Ciências Humanas e suas tecnologias.

Após a divulgação do resultado do Fies 2019, será de responsabilidade do estudante o acompanhamento do resultado e prazo para matrícula. Para aqueles que não foram selecionados o sistema do financiamento estudantil disponibiliza todos os nomes automaticamente na lista de espera.

A contratação do Fies passa por algumas etapas. Primeira delas é complementar informações no FiesSeleção.A segundo delas o estudante deverá comparecer à CPSA para confirmação dos dados disponibilizados na modalidade anterior. Por fim comparecer a agência bancária para o fechamento do contratado.

Caso os estudantes não se identifiquem com o Fies 2019, o MEC possui outros programas educacionais para o ensino superior como Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos entre outros. É bom lembrar que aqueles selecionados com bolsa parcial no Prouni, podem utilizar o financiamento estudantil para cobrir o restante da mensalidade.

Para a atualização e acompanhamento do financiamento através da rede social, curta e compartilhe a página do Facebook Fies 2019.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: