Inscrições Financiamento Fies 2019

Atualizado em: 02.10.2017

by Fies 2019 on 10/02/2017

Veja aqui como fazer inscrição no Fies 2019! No início do ano o MEC (Ministério da Educação) abrirá o primeiro processo seletivo do Fies 2019 – Fundo de Financiamento Estudantil. A expectativa é de que sejam oferecidas mais de 300 mil oportunidades de financiamentos em cursos superiores de faculdades não gratuitas de todo o país. As inscrições deverão ser feitas via internet.

A partir do Fies 2019 primeiro semestre, serão colocadas em prática novas regras no programa de financiamento do MEC. As principais alterações que entrarão em vigor dizem respeito à criação de três modalidades de financiamento, com taxas de juros distintas e uma diferente forma de pagamento em relação à atualidade.

Novo Fies 2019 continuará utilizando notas do Enem nos processos seletivos

A princípio, o novo Fies 2019 manterá os mesmos requisitos de seleção no que diz respeito à participação do estudante nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para fazer inscrição no Fies 2019, tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano, os estudantes precisam ter participado de alguma edição do Enem a partir do ano de 2010. Além disso, será necessário ter obtido nota média mínima de 450 pontos nas provas e alcançado um resultado superior a zero na redação do mesmo ano.

Inscrições Financiamento Fies 2019

Renda familiar máxima será maior no Fies 2019

No que diz respeito ao requisito de renda do Fies 2019, o limite será maior se comparado às edições de 2018, por exemplo. A partir de agora, as rendas familiares máximas vão variar de acordo com a modalidade de financiamento.

A primeira modalidade (Fies 1), será destinada a estudantes de todo país com renda familiar bruta mensal comprovada de até três salários mínimos por pessoa. Nela, não haverá cobrança de taxa de juros.

Na segunda modalidade de financiamento (Fies 2), a renda bruta familiar mensal deverá ser de, no máximo, cinco salários mínimos por pessoa. Com taxa de juros de 3%, será destinada a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Por último, o Fies 3 contará com uma taxa de juros maior do que a do Fies 2, mas ainda não confirmada pelo MEC. Nela, poderão se inscrever estudantes de todo o país com renda familiar bruta per capita de até cinco salários mínimos.

Como fazer inscrição no Fies 2019? Como funciona o SisFies 2019?

Para fazer inscrição no Fies 2019, o estudante deverá observar se atende a todos os requisitos do programa. Caso tenha condições, o primeiro passo consistirá em acessar a página do Fies Seleção para a realização do cadastro e demais procedimentos de inscrições, eliminando todas as etapas que antes eram feitas através do antigo SisFies.

O cadastro no Fies Seleção deverá ser feito através da página http://fiesselecao.mec.gov.br/, por meio da opção de “Primeiro acesso”. Na ocasião, será necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento.

Informando os dados, o sistema informatizado fará a análise da participação do estudante no Enem e se as notas obedecem aos requisitos. Depois de analisado positivamente, o candidato deverá criar uma senha e informar um endereço de e-mail através do qual será enviado um link de ativação do cadastro no programa.

Depois de devidamente cadastrado, o estudante terá o direito de acessar a página de inscrição do Fies 2019 e escolher um curso e turno entre as opções que estarão disponíveis.

MEC tem expectativa de ofertar mais de 300 mil vagas no Fies 2019

A expectativa do Ministério da Educação é de oferecer mais de 300 mil vagas de financiamento no primeiro semestre de 2019, sendo 100 mil vagas na modalidade do Fies 1, outras 150 mil no Fies 2 e 60 mil vagas na modalidade do Fies 3.

Assim que o edital do Fies 2019 primeiro semestre for publicado pelo MEC, divulgaremos a informação aqui em nosso site, disponibilizando um link de acesso ao documento que trará detalhado todo o cronograma e todas as regras do processo seletivo.

Leia outros artigos que já publicamos em nosso site e saiba ainda mais como funciona o programa de financiamento de curso superior do Governo Federal. Curta a página do Fies 2019 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Dara julho 4, 2018 às 15:50

Qual a data de inscrição para o fies?

Responder

Eduarda Katherinny Ferreira Bicalho dezembro 10, 2018 às 23:29

Ótnao estou conseguindo fazer a inscrição

Responder

Janaina janeiro 11, 2019 às 10:19

Quem está com nome sujo pode se inscrever no FIES?

Responder

LEIDIANE fevereiro 7, 2019 às 14:01

PODE

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: