Inscrições Fies 2019 Primeiro Semestre

Atualizado em: 20.11.2018

by Fies 2019 on 11/20/2018

Para os candidatos que têm interesse em participar do Fies 2019, fiquem atentos as informações prestadas neste artigo. Baseando em outras edições, o MEC (Ministério da Educação) dará início as inscrições do Fies (Financiamento Estudantil) em meados de fevereiro. Aqui, daremos dicas importantes para a realização da sua inscrição no programa.

Quem pode participar do Fies 2019

Inscrições do Fies 2019

Com a criação do novo Fies, P-Fies, o MEC deixou bem claro como órgão gerenciador do programa, que quem realmente quiser pode realizar um curso superior em qualquer instituição de ensino.

Essa mudança começou a partir de 2010 que, o MEC passou o papel de agente operador do programa para o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

A partir da entrada do FNDE a queda dos juros foi impressionante, chegando a 3,4% ao ano , com o período de carência em até 18 meses e o de amortização em até 3 meses.

E na edição 2018, o Fies sofreu nova alteração que trouxe ainda mais benefícios aos estudantes do país.

A criação do P-Fies a partir de 2018, conseguiu atingir todos os pontos do país, fazendo com que fique ainda mais disponível o acesso a instituições do país.

Essa mudança, dividiu o Fies em três partes, o FIes 1, FIes 2 e Fies 3, sendo que o Fies 1 e 2 se enquadrem no novo P-Fies restando o Fies 3 como Fies.

Essa mudança foi realizada para deixar bem claro quem pode e em qual dos Fies deve se inscrever.

A partir da alteração o P-Fies atinge aqueles alunos com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos com juros específicos para determinadas regiões do país.

Baseado nas edições passadas, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste variam as taxas entre 2,5 até 3,5% ao ano para o Fies 1. Já para o Fies 2 a taxa é de 6,5% ao ano para todas as regiões do país.

Já o Fies é livre de qualquer juros mensais e anuais e, para se inscrever nele o participante precisa comprovar uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa de sua família.

Além de comprovar a sua renda familiar, os candidatos do Fies 2019 precisam ter realizado as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010 e que tenham obtido uma nota superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e uma nota superior a zero na redação.

Essa nota é a mínima exigida pelo Fies 2019 para que o candidato possa participar do programa, já que para todos os curso existem notas que são definidas pelos mesmos.

É extremamente necessário a participação no Enem, pois o valor obtido nas provas será a nota de corte do participante no Fies 2019.

Se antes de fechar um contrato, o participante deseja fazer uma simulação, ele tem o total direito. A simulação é feita somente no site oficial do Fies, disponível no seguinte link: http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=simulacao. Caso  a simulação tenha sido realizado em algum outro site, será falsa as informações prestadas.

Como e onde se cadastrar no Fies 2019

https://fies2019.com/wp-content/uploads/2018/06/Inscrições-Fies-2019-Segundo-Semestre.jpg

Antes de se inscrever no Fies 2019, o candidato precisa realizar um cadastro em outro site para que assim consiga se inscrever. Isso diferencia o Fies dos demais programas gerenciados pelo MEC.

O cadastro para o Fies 2019 será válido somente os realizados no site oficial do programa, disponível no seguinte link: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. Tendo realizado em qualquer outro site, não será aceito o cadastro no programa.

Para dar início no seu cadastro no Fies 2019, o participante precisa ter em mãos o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Além deste documento, o estudante precisa informar um endereço de e-mail e um número de telefone pessoal válidos.

É através destes meios de comunicação que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) enviará notificações sobre todas as novidades do Fies 2019.

Após informação de seus dados pessoais, o aluno participante do Fies 2019 deve criar uma senha, sendo que na mesma tenha no mínimo seis caracteres e no máximo dez, sendo aceitos números e letras, com separação entre maiúsculas e minúsculas.

É necessário a criação da senha, pois toda a vez que o aluno for consultar algo no site do Fies 2019 deverá informá-la.

Tendo criado a sua senha durante o cadastro no Fies 2019, resta ao aluno preencher os demais campos obrigatórios, esclarecidos durante o cadastro e, após preenchido, encerrar o seu cadastro.

É importante a leitura do edital do Fies 2019 pois ao realizar o seu cadastro você estará automaticamente concordando com todas as regras e normas do programa que são lá publicadas.

Além das regras e normas, estão também esclarecidos em edital toda programação restante do Fies 2019.

O candidato não pode de forma algum preencher qualquer campo do cadastro com qualquer tipo de informação falsa, pois o Inep é totalmente encarregado de verificar se todas as informações esclarecidas pelo aluno durante o seu cadastro são verdadeiras.

Caso sejam, o Inep enviará através do seu endereço de e-mail uma confirmação de cadastro. Tendo o estudante preenchido qualquer campo errado ou cometido qualquer ato leviano, terá seu cadastro negado e não será informado disso.

Após o recebimento do e-mail de confirmação, resta ao candidato realizar a sua inscrição no Fies 2019.

Como e onde se inscrever no Fies 2019

A inscrição para o Fies 2019 é realizada em site diferente ao do cadastro, disponível no seguinte link: http://fiesselecao.mec.gov.br/. Serão aceitas as inscrições realizadas somente neste site.

Ao acessar o site do programa, o primeiro passo a ser dado é clicar na opção ‘já sou cadastrado’ e, após iniciar a sua inscrição no Fies 2019.

Será pedido no início o seu CPF e sua senha criada durante a realização do cadastro.

Após, o candidato deverá informar o CPF de todos os integrantes de sua família com idade igual ou superior a 14 anos. Todos os CPFs informados precisam ser verdadeiros.

A informação do CPF é necessária, pois é através deste meio que o Inep irá verificar se a sua renda familiar se enquadra na renda definida pelo Fies 2019.

Tendo informado o CPF de cada integrante de sua família, o participante deve escolher o curso, turno e instituição de sua preferência, podendo ser até três tipos de cada.

É sob total responsabilidade do aluno a verificação se a nota de corte do curso escolhido pelo mesmo é inferior à obtida no Enem.

Caso a nota de corte do curso selecionado seja superior a sua adquirida no Enem, infelizmente você não conseguirá a seleção, pois essa nota é a inicial e é alterada diariamente com valor superior ao do dia passado.

O aluno deve prestar atenção também se a instituição que o mesmo selecionou existem vagas para o curso de sua preferência ou, se a mesma instituição participa do Fies, já que nem todas são cadastradas no programa.

Após estas informações, o candidato deve preencher o restante dos campos obrigatórios presentes no ato da inscrição no Fies 2019 para que assim finalize sua inscrição no programa.

Lembramos mais uma vez que é de total importância a leitura do edital do Fies 2019, pois se você preencher qualquer informação que não se enquadre no programa a sua inscrição não será aceita.

Após a inscrição encerrada, os dados prestados pelo participante passarão novamente pelo Inep que, ao verificar de que todas as informações prestadas são verdadeiras enviará um e-mail de confirmação da inscrição restando ao aluno aguardar o processo de seleção do Fies 2019.

Caso ainda obtenham mais dúvidas referentes ao Fies 2019, deixe-as nos comentários que teremos o prazer de esclarecê-las a vocês.

Desejamos a todos os participantes do Fies 2019, boa sorte!

Aline janeiro 25, 2019 às 13:35

Onde consigo informação se a instituição de enisno para a qual desejo vaga está participando do p-fies e quantas vagas a mesma possui?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: