Inscrições Fies 2019 começam em Fevereiro

Atualizado em: 09.09.2018

by Fies 2019 on 09/09/2018

Quando começam as inscrições do Fies 2019 primeiro semestre? Já existe uma previsão para a data de início do período de inscrição do Fies 2019 – Fundo de Financiamento Estudantil. Serão abertos processos seletivos no primeiro e segundo semestre. No início do ano, a seleção terá início após a divulgação do resultado individual do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio), provavelmente em fevereiro.

O Fies vem atuando em um novo formato, com modificações aplicadas a partir do primeiro semestre de 2018. Segundo o MEC (Ministério da Educação), responsável pelo programa, as mudanças visam dar sustentabilidade financeira ao programa, a fim de garantir sua sustentabilidade, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior.

Quem pode participar do Novo Fies?

Inscrições do Fies 2019

Agora, o Fies 2019 se tornou mais acessível. Tudo isso porque possui modalidades que começam com taxa de juros igual a zero, além de atingir estudantes com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Em seu novo formato, o programa pode ser dividido em dois grandes grupos:

  • Fies: Oferece vagas com juros zero a alunos que comprovem renda mensal familiar de até três salários mínimos, por pessoa. Neste grupo, o pagamento do financiamento começará no primeiro emprego formal após a conclusão do curso, respeitando o limite de renda do candidato.
  • P-Fies: Beneficia os estudantes com rendimento familiar per capita bruto mensal de até cinco salários mínimos. Este grupo é financiado com pelos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, além de recursos dos próprios Bancos privados que participam.

Além de se encaixar nos requisitos do Fies 2019 em um dos dois grandes grupos, o estudante ainda precisa ter participado de alguma edição do Enem, a partir de 2010, tendo conquistado nota mínima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Os candidatos podem concorrer nas duas modalidades do Fies 2019, desde que apresentem rendimento familiar bruto mensal de até três salários mínimos.

Para concorrer exclusivamente no P-Fies 2019, o rendimento deve variar entre três e cinco salários mínimos.

Quando será aberto o período de inscrição do Fies 2019 primeiro semestre?

O MEC irá divulgar o edital do Fies 2019 apenas no início do ano. No entanto, tomando como base o último ano e comparando as datas de outras edições do programa, podemos fazer uma previsão do cronograma da próxima edição.

No primeiro semestre de 2018, as inscrições tiveram início na manhã do dia 19 de fevereiro, uma segunda-feira, e se encerraram às 23h59min (de Brasília/DF) do dia 28 de fevereiro, uma quarta-feira.

Assim, a expectativa é de que o período de inscrição do Fies 2019 primeiro semestre tenha início no dia 18 de fevereiro (segunda-feira) e se encerre no dia 27, quarta-feira da semana seguinte.

Ao que tudo indica, a oferta em 2019 se aproximará de 500 mil vagas, superando a marca de 310 mil no ano de 2018.

Da mesma maneira que aconteceu no último processo seletivo, é possível que o teto do valor da semestralidade se aproxime de R$ 42 mil, possibilitando o financiamento de cursos com mensalidades em torno de R$ 7 mil.

Onde e como são feitas as inscrições para o Fies 2019?

Todos os estudantes que se encaixam nos requisitos do programa terão a chance de se inscrever e concorrer a financiamentos de cursos superiores em faculdades devidamente aprovadas pelo MEC.

Para fazer inscrição no Fies 2019, tanto no primeiro quanto no segundo semestre do ano, o estudante deverá acessar a página oficial do programa, disponível no endereço http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/.

Todos aqueles que tiverem acessando a página pela primeira vez deverão clicar na opção “Primeiro acesso? Clique aqui”. Assim, será necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e data de nascimento. Depois disso, o sistema terá acesso ao histórico de participação do aluno no Enem e, em seguida, pedirá a criação de uma senha de acesso e confirmação de um endereço de e-mail pessoal.

A confirmação de cadastro será enviada no e-mail, junto de um link de validação. Clicando nele, a página oficial do programa será novamente aberta e, por consequência, os participantes deverão clicar na opção “Já sou cadastrado”.

Depois disso, será preciso informar novamente o CPF e a senha cadastrada. Em seguida, será aberta a página de inscrição, onde é necessário informar alguns dados pessoais e familiares como, por exemplo, o CPF de todos os membros maiores de 14 anos.

Caberá ao participante escolher o curso de sua preferência entre as opções disponíveis.

As datas de divulgação do resultado, matrícula e demais procedimentos serão confirmadas em edital. Assim que o documento oficial for divulgado, faremos a publicação aqui em nosso site.

Continue nos visitando e compartilhe nossa página com seus amigos!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: