Como Fazer Inscrição do Fies 2019

Atualizado em: 07.06.2018

by Fies 2019 on 06/07/2018

Como Fazer Inscrição do Fies 2019? O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) faz parte dos programas educacionais criados pelo Governo Federal para universalizar o acesso à educação. No Fies os estudantes têm acesso a financiamento com juros subsidiados em instituições privadas de ensino.

O financiamento é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e é destinado para financiar cursos de graduação em universidades privadas. Só será permitido a solicitação do financiamento apenas para aqueles estudantes que sejam matriculados em cursos superiores que tenham nota positiva nos processos de conduzidos pelo MEC.

O Fies 2019 utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem como critério de seleção. Veja a seguir detalhadamente como e quando se inscrever no Fies 2019.

Quando começam as Inscrições do Fies 2019?

Inscrições do Fies 2019As inscrições do Fies 2019 ocorrem duas vezes ao ano. O primeiro período de inscrições ocorre em fevereiro, relativo ao primeiro semestre e o segundo em julho, relativo ao segundo semestre.

Entre os programas do Governo Federal para a educação superior, o Fies é o último a iniciar inscrições, após Sisu e Prouni, respectivamente nesta ordem.

A data de início das inscrições será na segunda quinzena de fevereiro de 2019 em data a ser divulgada pelo Ministério da Educação por meio de edital.

Requisitos do Fies 2019

Para disputar as vagas, é necessário cumprir dois requisitos:

  • ter participado do Enem a partir da edição de 2010, obtendo nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos e sem zerar a redação.
  • ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até 3 a 5 salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies ou do P-Fies.

Modalidades do Fies 2019

O novo Fies teve seu financiamento remodelado para três modalidades sendo:

  • Modalidade I: Financiamento estudantil ofertado diretamente pelo governo para o estudante, a juro zero. É destinado a alunos com renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos;
  • Modalidade II: Destinado a estudantes com renda familiar mensal por pessoa de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos desta modalidade provêm dos fundos constitucionais e de desenvolvimento destas regiões.
  • Modalidade III: Destinados a estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa de todo Brasil. Os recursos desta modalidade provêm do BNDS.

Como se inscrever no FIES 2019

São 4 etapas para se inscrever no Fies 2019. Vamos apresentar detalha a seguir. Lembrando será válida a participação do Enem de 2010 em diante, o candidato também deverá obter nota média igual ou superior a 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e nota superior a zero na redação:

  1. Se inscrito no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção): A inscrição para o financiamento estudantil é pela internet e sem cobrança de taxa. O primeiro passo para iniciar o cadastro é se inscrever no Fies Seleção através do portal do MEC no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/. A princípio será exigido alguns dados pessoais como número do CPF – Cadastro de Pessoa Física, endereço de e-mail na qual o estudante tem acesso, curso do Fies 2019, data de nascimento e por fim será criada uma senha na qual dará acesso ao boletim do candidato, onde será visualizado resultado e terá todos os dados do participante. Ao concluir inscrição, será enviada um link de validação no e-mail, caso não acesse este link a cadastro não estará totalmente concluída.
  2. Se inscrever no SisFies: Esta etapa da inscrição será para aqueles estudantes que foram pré-selecionados. Sendo assim deverão acessar o SisFies e efetuar o cadastro. Lembrando que terão um prazo de até 5 dias contados a partir da data de divulgação da lista com os pré-selecionados. Nesta área o estudante deverá apresentar os dados financeiros.
  3. Confirmação das informações prestadas no SisFies: As informações apresentadas no SisFies deverão ser validadas na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, que normalmente se encontra na própria instituição. O estudante terá um prazo de 10 dias contados a partir do dia imediato a conclusão no SisFies.
  4. Comparecer à agência bancária para contratar o financiamento: Ao se inscrever na etapa de finanças o estudante tem disponíveis duas agências bancárias para qual o participante opta em concluir contrato, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Após validar as informações no CPSA, o estudante deverá comparecer à agência bancária optada, no prazo de 10 dias contados ao terceiro dia útil após validação na comissão. Lembrando que aqueles que têm fiadores também deverão comparecer ao banco.

Vagas remanescentes do Fies 2019

Após o término do processo seletivo regular do Fies as vagas não ocupadas por estudantes são consideradas remanescentes e colocadas de novo em disponibilidade para os estudantes.

O período de inscrição começa a partir do mês de maio.

Pode se inscrever a uma vaga remanescente do Fies o candidato que atenda ao mesmo tempo as seguintes condições:

  • participou do Enem a partir da edição de 2010 e obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não zerou a redação;
  • possua renda familiar mensal bruta por pessoa de até 3 salários mínimos.

Veja a seguir o link para mais informações sobre vagas remanescentes do Fies 2019 e suas datas.

Estudantes que não tenham participado do Processo Seletivo regular do Fies podem concorrer normalmente às vagas remanescentes.

Quais cursos podem ser financiados pelo Fies 2019?

Todos os cursos disponibilizados no site oficial do FiesSeleção podem ser financiados, observando o número de vagas disponíveis informado pelas instituições de ensino mantenedoras.

O Fies é destinado à concessão de financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva.

Segundo a nova lei do Fies, o programa poderá também beneficiar estudantes matriculados em cursos da educação profissional, técnica e tecnológica, e em programas de mestrado e doutorado com avaliação positiva, desde que haja disponibilidade de recursos.

Luis Fernando Andreani outubro 19, 2018 às 11:33

Olá, gostaria de retirar algumas dúvidas em relação ao FIES para o 1º Semestre de 2019.
Eu quero cursar Sistemas de Informação na FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista, eu preciso realizar algum processo seletivo da faculdade ou devo somente me inscrever no site do FIES?
Aguardo resposta.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: