Aditamento de Contrato Fies 2019

Atualizado em: 23.09.2018

by Fies 2019 on 09/23/2018

Sabia que estudantes universitários que utilizam o financiamento estudantil do FIES 2019 devem realizar o Aditamento do Contrato?

O aditamento é na verdade a renovação do contrato, e deve ser feito para demonstrar que o estudante tem interesse em continuar utilizando o financiamento estudantil.

O FIES é um programa muito importante para estudantes carentes que não tem condições imediatas para pagar as mensalidades de seus cursos de graduação de nível superior em instituições privadas de ensino, e com isso tornou-se mais uma forma de facilitar o acesso ao ensino superior.

Quais as vantagens do FIES 2019

Quais as vantagens do FIES 2019

O financiamento estudantil não é a única opção de crédito oferecida para estudantes universitários. Muitas instituições financeiras oferecem contratos de financiamentos e até as próprias instituições de ensino superior têm opções de crédito para seus estudantes.

Mas o financiamento do FIES 2019 continua a ser um dos mais procurados, pois oferece vantagens que outras modalidades de crédito não têm, como por exemplo:

Taxa anual de juros.

Hoje quem contrata um financiamento estudantil do FIES 2019, dependendo da renda familiar pode ter uma taxa anual de juros igual à zero.

Atualmente o valor máximo da taxa anual de juros do FIES 2019 é de 6,7%. Menor do que a maioria das outras opções de crédito estudantil.

Condições para quitar o valor financiado.

Outra grande vantagem para o estudante que contrata o FIES 2019 é a grande facilidade para quitar o valor financiado.

Enquanto estiver estudando deverá ser pago apenas encargos direto ao agente financeiro. Após o curso, o estudante amortiza o valor de acordo com sua realidade financeira e caso não esteja empregado ou não possua renda, pagará apenas um valor mensal mínimo.

Como conseguir contratar o FIES 2019

Para contratar o financiamento estudantil do FIES 2019 o estudante deve antes passar por um processo seletivo para os novos contratos disponibilizados. São realizados dois processos seletivos durante o ano, um no primeiro e outro no segundo semestre.

Para participar o estudante deve acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br e efetivar sua inscrição.

Podem se inscrever os estudantes que já tenha realizado as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que tenha obtido uma nota de 450 pontos ou mais nas provas de conhecimentos e superior a zero na prova de redação. Sendo a participação no Enem a princiapal exigência para contratar o FIES 2019.  

Outro fator analizado para estar apto a contratar o financiamento estudantil do FIES 2019 é a renda familiar mensal bruta, que deve ser de 3 à 5 salários mínimos.

Como e onde deve ser realizado o Aditamento do Fies 2019

O aditamento ou renovação do contrato de financiamento estudantil do FIES 2019 deve ser realizado semestralmente. E caso não seja realizado o estudante terá o contrato cancelado.

São dois os tipos de aditamentos de contrato do FIES 2019, o simplificado e o não simplificado.

  • Aditamento Simplificado. É realizado quando não há alterações nos dados informados pelo estudante referentes ao curso e valores das mensalidades.

Basta que o estudante compareça à Comisão Permanente de Supervisão e Acompannhamento dentro do prazo estipulado e retire uma via do Documento de Regularidade de Inscrição – DRI assinado pelo presidente da CPSA.

  • Aditamento não Simplificado. Deve ser realizado quando houver alguma alteração nos dados referentes ao curso ou valores das mensalidades. Assim como o aditamento simplificado, o estudante deverá comparecer à CPSA e retirar uma via assinada do DRI.

Com o DRI em mãos, o proxímo passo do Aditamento não Simplificado é o estudante ir até o Agente Financeiro para regularizar o que foi alterado. Caso haja necessidade deverá estar acompanhado do representante legal e de seus fiadores.

O Agente Financeiro após a regularização emitirá o Termo Aditivo, tento então o estudante um prazo de 10 dias para apresentar a copia do termo na CPSA e então finalizar o processo de aditamento do seu contrato do FIES 2019.

Para saber mais sobre o Aditamento de contratos do FIES 2019 visite também o Guia do Aluno, curta e compartilhe.

Millena outubro 30, 2018 às 02:18

Consegui fies para 2018.2 mas não conclui minha inscrição no site devido a uma falta de comunicação com a universidade na qual eu consegui o financiamento. Portanto, não utilizei o benefício e nem cursei a graduação.
Minha dúvida é: poderei tentar fies novamente em 2019.1? (Mesmo tendo conseguido no ano anterior mas sem dar prosseguimento na inscrição).

Responder

Luana fevereiro 11, 2019 às 11:58

Não coloquei fiador, pois a minha renda familiar e de 998,00, será que isso irá me prejudicar?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: